Quem Somos

A Associação Civil "Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria", consciente do seu compromisso com a dignidade humana e considerando atentamente a importância fundante da educação na vida do homem e sua influência sempre maior sobre o progresso social de todos os tempos, cria o COLÉGIO SANTA CLARA, uma resposta eficaz e criativa a serviço da população do Jardim Atibaia, Vila Madalena - SP.

Em 2021, celebramos 59 anos de tradição na arte e na missão de "educar a mente, o coração e a vontade". Em 2022 serão 60 anos da fundação.

Para nós, Irmãs Franciscanas, faz parte de nossa Espiritualidade e Filosofia de vida a convicção de que todos os seres criados são irmãos e irmãs. Essa é a base filosófica de nossa proposta educativa. Um modo singular não só de pensar, mas, sobretudo, de criar, de fazer educação.

Nossa Fundadora, Madre Maria Catarina Troiani, acreditava que "educar é a arte de amar". É por força do nosso compromisso com a espiritualidade e filosofia franciscano-catarineana que buscamos formar homens e mulheres igualmente comprometidos com seu tempo, abertos a mudanças e à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Acesse Nossa Equipe, acima, para saber quem são os professores e os funcionários e mais detalhes dos demais setores ou departamentos da escola. Acesse o Projeto Educativo para conhecer melhor a Proposta Pedagógica e outros itens como Galeria com fotos de eventos e muito mais informações.

O Colégio oferece também diversas atividades que possibilitam ao aluno enriquecer os conhecimentos teóricos, ampliar e aprofundar o conhecimento pessoal e desenvolver a sociabilidade.

Cursos ou Níveis de Ensino oferecidos

A Educação Infantil, composta por dois anos, atende a crianças a partir de quatro anos, a completar até 31 de março, do corrente ano, conforme a Deliberação CEE nº 166/2019, assim como a Indicação CEE nº 173/2019, ambas publicadas em 5/02/2019 no D.O.E, Seção I, páginas 24 e 25, tem como objetivos:

- introduzir a criança no universo de novas relações sociais;

- vivenciar os conceitos de tempo, espaço, transformação e trabalho;

- desenvolver as habilidades necessárias à aquisição da leitura e da escrita;

- vivenciar atitudes de respeito, partilha, solidariedade e aprendizagem cooperativa.

- desenvolver as habilidades da oralidade, do raciocínio lógico-matemático, da observação, da autonomia, entre outras, por meio de situações lúdicas e desafiadoras;

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, tem como objetivo possibilitar ao aluno:

- aprender conteúdos cognitivos das diferentes áreas do conhecimento, desenvolver habilidades e também a capacidade de vivenciar valores, tendo como instrumento o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

- usar diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal - como meio para expressar e usufruir as produções culturais, atendendo às diferentes intenções e situações de comunicação;

- questionar a realidade, formulando problemas, propondo soluções, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação;

- ler criticamente a realidade de seu tempo, por meio da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

- fortalecer as relações de solidariedade e partilha como condição para assumir, enquanto cidadão, sua responsabilidade social e política.

O Ensino Médio, com duração de três anos, objetiva:

- ampliar as capacidades de reflexão, organização de ideias, formulação de hipóteses e estabelecimento de relações;

- aprofundar e aplicar os conhecimentos e competências adquiridos anteriormente;

- capacitar o aluno, por meio da vivência da relação teoria-prática, a ler e a desvelar os significados que têm as informações das diferentes áreas para o mundo econômico, social, político e cultural;

- compreender, por meio da historicidade da ciência, que ela não é neutra e que, em cada época, desenvolve-se e atende a interesses de grupos, de classes e de instituições;

- compreender os fundamentos sócio-políticos e culturais dos produtivos que determinam a geração e distribuição da riqueza social;

- priorizar, de diferentes formas, as habilidades em relação ao conteúdo a ser desenvolvido, para que o aluno possa estar preparado para o prosseguimento de seus estudos.

Secretaria

Entre em contato com a Secretaria de segunda à sexta-feira nos seguintes horários:

*Atendimento em período de aula:

- das 8h às 15h30min

     * em período de férias: das 9 às 12h

- Telefone da Secretaria: 3024-2701


MATRÍCULAS PARA 2022

LISTAS DE MATERIAL 2021

Tesouraria

Entre em contato com a Tesouraria de segunda à sexta-feira nos seguintes horários:

*Atendimento em período de aula:

- de 2ª e 6ª-feira das 8h às 13h
- na 3ª, 4ª e 5ª-feira das 8h às 13h e das 13h30min às 15h30min

     * em período de férias: das 9 às 12h

- Telefone da Tesouraria: 3024-2702

 

Atendimento por telefone ou e-mail: terças e sextas-feiras, das 8h às 11h30min

COLÉGIO SANTA CLARA
    São Paulo, 3 de agosto de 2021.

EDITAL PARA OFERECIMENTO DE VAGAS COM GRATUIDADE ESCOLAR

          Neste momento, frente à situação da pandemia, seguindo as regras da Organização Mundial de Saúde – OMS para evitar aglomerações faremos um processo diferenciado para a entrega, recebimento e análise dos pedidos para Bolsas de Estudo Assistenciais para o ano de 2022.   
          Assim, na primeira fase do processo, os alunos que obtiveram a gratuidade escolar integral e ou parcial em 2021 receberão a documentação para o novo pedido, que deverá ser preenchida e entregue na recepção do Colégio, de segunda a sexta-feira, durante o mês de agosto, a partir do dia 10/08, nos horários das 8h às 11:30h e das 13h às 16:30h
          As instruções da documentação completa necessária para a inscrição no Programa de Concessão de Gratuidade Escolar estão contidas nas páginas 07 e 08 do formulário, sendo que devem ser preenchidos sem rasuras. O processo todo deverá ser entregue num prazo máximo de quinze dias a contar da data do recebimento do formulário.   
          Na primeira quinzena de setembro, entregaremos o formulário para o pedido de Gratuidade Escolar em 2022, para os nossos alunos que não usufruíram do benefício em 2021 e apresentam necessidade socioeconômica para uma bolsa assistencial de acordo com a Lei, nos termos do formulário apresentado.
          A documentação completa deverá ser entregue conforme instruções, nas páginas 07 e 08, com o formulário preenchido sem rasuras, durante a segunda quinzena de setembro, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11:30h e das 13h às 16:30h   
          Na terceira e última fase, dentro das possibilidades do momento atenderemos as famílias dos alunos que ingressarão no Colégio em 2022, em horários agendados com a Assistente Social, a partir de outubro.

          Abaixo segue o edital 2021 para consulta.

EDITAL / 2021
 

        A Associação das Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, CNPJ 43.463.694/0001-06, através de sua filial, “Colégio Santa Clara”, inscrito sob o CNPJ 43.463.694/0010-05, torna público o lançamento do processo de Concessão de Gratuidades na Educação Básica para o ano de 2022.

        1. Informações gerais

1.1. O presente edital destina-se a regular a concessão de gratuidades na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no Colégio Santa Clara.

1.2. A Associação das Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria reserva-se o direito de aplicar as condições estabelecidas neste edital, modificá-las ou revogá-las a qualquer momento, quando julgar conveniente ou por força de alteração na legislação vigente, considerando o disposto na Lei 12.101 de 27 de novembro de 2009, alterada pela Lei 12.868 de 15 de outubro de 2013, Decreto nº 8.242 de 26 de maio de 2014, a portaria normativa nº 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação e legislação pertinente, em consonância com o Plano Nacional de Educação – PNE.

1.3. O processo de seleção e de distribuição das Gratuidades será realizado sem interferências pessoais, ideológicas ou privilégios, baseando sua análise e deferimento tão somente nas informações e documentação apresentada pelo candidato e pelas regras deste edital.

1.4. A Associação constituirá e manterá permanentemente uma Comissão de Concessão de Gratuidades, constituída por membros da mantenedora, do corpo diretivo e do Serviço Social do Colégio.

1.5. Somente serão analisadas as solicitações cujos Formulários estejam devidamente preenchidos, sem rasuras, assinados pelo responsável financeiro e instruídos com a documentação exigida, conforme orientações e normas estabelecidas neste edital.

        2. Atribuições da Comissão de Concessão de Gratuidades

2.1. Analisar e selecionar os processos de concessão de Bolsas de Estudo, com base nos critérios estabelecidos.

2.2. Homologar a concessão das Gratuidades aos candidatos selecionados, segundo a avaliação de vulnerabilidade socioeconômica desses candidatos, aferida pelo instrumental estabelecido neste edital.

2.3. Solicitar, em qualquer tempo, outros documentos ou informações que entender necessários para aferir a condição socioeconômica indicada nos processos em análise.

2.4. Apurar quaisquer indícios de irregularidades no processo seletivo, adotando as medidas cabíveis para a sua correção, incluindo, se for o caso, o cancelamento da bolsa de estudo concedida.

2.5. Preservar a transparência e correção do processo, evitando interferências de qualquer origem.

2.6. Resguardar sigilo em relação às informações e documentações que instruem os processos dos candidatos/beneficiados, exceto as exigidas pelos Órgãos Públicos conforme contrato de concessão de gratuidade escolar.

        3. Processo de Seleção e Matrícula

O processo comportará as seguintes etapas:

3.1. Divulgação do processo de concessão de Gratuidades, mediante publicação deste edital e sua divulgação no sítio eletrônico do Colégio Santa Clara.

3.2. Avaliação diagnóstica, de acordo com critérios de cada etapa de Ensino.

3.3. Inscrição dos candidatos, mediante entrega, preenchimento e devolução do Formulário, acompanhado dos documentos comprobatórios, ao setor de Serviço Social do Colégio.

3.4. Análise dos processos e seleção.

3.5. Comunicação do resultado aos candidatos selecionados.

        4. Gratuidade oferecida

4.1. O Colégio Santa Clara concederá Gratuidade Integral - 100% (cem por cento) e Gratuidade Parcial 50% (cinquenta por cento).

4.2. A Gratuidade compreenderá a anuidade do período (ano letivo vigente).

        5. Tipos de gratuidade oferecidas

5.1. Para ter acesso à Gratuidade Integral (100%), o responsável pelo candidato deve comprovar renda familiar per capita de até um e meio salários mínimos e para a Gratuidade Parcial (50%) o responsável pelo candidato deve comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos e as demais condições previstas neste edital.

5.2. Os bolsistas serão selecionados, prioritariamente pelo perfil socioeconômico e cumulativamente pelas demais condições previstas neste edital.

5.3. Os bolsistas também serão selecionados, a partir do Cadastro Único –Cadúnico, para programas sociais do governo federal, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 10, da Portaria Normativa nº 15, de 11 de agosto de 2017 do MEC.

5.4. Independentemente do cadastro no Cadúnico, os candidatos deverão apresentar toda documentação, elencadas no formulário, preenchendo os requisitos exigidos pela Lei 12.101/2009, e sua regulamentação, tendo em vista que são diversos dos critérios estabelecidos no Decreto 6.135/2007, que trata o Cadúnico e dos critérios dos demais programas de transferência de renda.

5.5. Os documentos apresentados com o Formulário serão utilizados para comprovar as informações a fim de obter a renda per capita da família.

        6. Documentos necessários ao Processo de Seleção

6.1. O Formulário completamente preenchido, sem rasuras, assinado pelo responsável financeiro, apresentado ao setor de Serviço Social com todos os documentos obrigatórios, elencados nas páginas 07/08 e 08/08 do Formulário.

6.2. O não cumprimento do prazo de devolução ou a entrega de documentação incompleta será entendido como Desistência.

        7. Condições impeditivas para a concessão das gratuidades

7.1. A qualquer tempo, se comprovada inidoneidade ou falsidade de documento e de informação prestada pelo candidato ou seu responsável.

7.2. Ocorrendo substancial mudança na condição socioeconômica da família.

7.3. Conduta em desacordo com o Regimento Interno do Colégio.

7.4. Ausência dos pais ou responsáveis, sempre que forem solicitados e também a sua não participação nas atividades do Colégio.

        8. Para manutenção da bolsa de estudo, a mesma deverá ser solicitada anualmente.

Dúvidas referentes a este edital poderão ser esclarecidas no e mail: edely.fuhrmann@colegio-santaclara.com.br

Atendimento por telefone ou e-mail: terças e sextas-feiras, das 8h às 11h30min (devido à Covid-19)

  Departamento de Serviço Social  
Espaços de Educação
Localização