Viagem do 9° ano

São Paulo, 11 de setembro de 2009.

Esta circular tem como objetivo explicitar mais uma vez nossa posição, assumida já há alguns anos, em relação ao assunto “viagem de término de curso dos 9ºs anos”, conforme correspondência enviada em 4 de fevereiro de 2009:
            A Escola só se responsabiliza por viagens de estudo, portanto, não disponibiliza dias letivos para viagens de término de curso, as quais devem ser feitas nas férias, previstas em Calendário Escolar que pode ser consultado na Agenda da Escola.
            Apesar de todos os esclarecimentos anteriores sobre a posição da Escola, no dia 9 de setembro, recebemos uma solicitação dos alunos dos 9ºs anos para que houvesse alteração nas atividades escolares em função da viagem que organizaram para o período de 14 a 18 de outubro deste ano.
Em resposta a esse pedido, esclarecemos que não poderá haver modificação no Calendário pelo que se segue:
1 - Em respeito ao direito de melhores condições de aprendizagem e de avaliação dos alunos que não farão a viagem.
2 – Para evitar dificuldades de operacionalização  de outros setores da Escola.
3 - Por não se ter, neste momento, nenhum argumento técnico-científico que justifique a Escola incentivar atividades em grupo, devido à ocorrência do surto da gripe H1N1. Nesse sentido, continuamos a seguir as recomendações das autoridades de saúde pública, cabendo aos pais qualquer decisão em contrário.
            Portanto, no período de 14 a 18 de outubro, as atividades pedagógicas (aulas, provas, trabalhos...) continuarão normalmente, sem mudanças na programação. Não haverá reposição dos conteúdos e caberá aos alunos que viajarem a responsabilidade de inteirar-se a respeito dos assuntos trabalhados com os que ficaram.
            Em caráter de exceção, os alunos que perderem as avaliações poderão fazer as provas substitutivas, seguindo os procedimentos definidos na Agenda Escolar.
            Sem mais, colocamo-nos à disposição dos pais para esclarecermos quaisquer dúvidas a esse respeito.

Direção