Alunos são destaque no Fórum FAAP

Colégio Santa Clara no IX Fórum FAAP

Durante o feriado de Corpus Christi, oito alunos do Ensino Médio aceitaram o desafio de sair de sua “zona de conforto” abrindo mão de um fim de semana prolongado para participar de um Fórum de Discussão Estudantil que simula Organismos Internacionais.
Esses jovens, cinco da terceira série e três da segunda série, tornaram-se “diplomatas” por cinco dias representando as delegações de Togo e de Luxemburgo junto a cinco comitês da Organização das Nações Unidas a fim de debater com “diplomatas” de várias outras nações assuntos relevantes da política mundial. Com toda a pompa e formalidade que cabe a um corpo diplomático, nossos jovens negociaram, fizeram alianças, acataram as orientações da Mesa Diretora, propuseram resoluções e, ao fim, foram signatários de documentos de trabalho que apresentavam propostas concretas sobre os diferentes temas discutidos por cada comitê. Foram 10 sessões e cerca de setenta horas de trabalho duro!
Muitas pesquisas, discussões, concessões e acordos, mas também muita integração e novas amizades, pois o Fórum contou com a participação de 380 alunos do Ensino Médio de São Paulo e de outras cidades como Vitória (ES), Uberlândia (MG) e Ribeirão Preto (SP).
Ao final do evento recebemos o Prêmio de Responsabilidade Social como reconhecimento pela grande quantidade de leite em pó e fraldas doado por toda a Comunidade do Colégio Santa Clara. Além disso, o aluno Luiz Guilherme, delegado de Togo na Organização Internacional do Trabalho recebeu uma Menção Honrosa durante a premiação, por sua expressiva atuação junto ao seu Comitê.
Parabenizamos nossos queridos alunos pela determinação e coragem com que enfrentaram esse incrível desafio! E que seja apenas o primeiro de muitos.

Professores Conselheiros:
Claudio Alves Sobral e Rodrigo Pelegrin

Alguns documentos estudados pelos alunos Representantes de Comitês:
- Banco Mundial
- Comitê de Desarmamento