Page 8 - Previsão 2ª serie E.M. - 3º Tri
P. 8

DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
       PROFESSORA AMÁBILE BIANCA

                  Alunos da 2ª série do Ensino Médio

              Estou  muito  orgulhosa  de  vocês!  Atentos  e  sempre  prontos  para  aprender,  mesmo  que  o
       conteúdo  seja  bastante  desafiador.  Em  produção  textual,  daremos  continuidade  ao  estudo  da
       dissertação para o vestibular. Além disso, continuaremos a estudar o período simples.
              Espero  que  neste  trimestre  possamos  trabalhar  da  mesma  forma  que  nos  dois  trimestres
       anteriores, pois é muito prazeroso ser professora de vocês. Tenho certeza de que cresceremos muito
       nesta reta final do ano.

       COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

       1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural
       e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
       uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
       2.  Exercitar  a  curiosidade  intelectual  e  recorrer  à  abordagem  própria  das  ciências,  incluindo  a
       investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar
       e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
       conhecimentos das diferentes áreas.
       4.  Utilizar  conhecimentos  das  linguagens  verbal  (oral  e  escrita)  e/  ou  verbo-visual  (como  Libras),
       corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar
       informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos
       que levem ao entendimento mútuo.
       5.  Compreender, utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de  informação  e  comunicação  de  forma  crítica,
       significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
       acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
       e autoria na vida pessoal e coletiva.
       7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender
       ideias,  pontos  de  vista  e  decisões  comuns  que  respeitem  e  promovam  os  direitos  humanos,  a
       consciência  socioambiental  e  o  consumo  responsável  em  âmbito  local,  regional  e  global,  com
       posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
       9.  Exercitar  a  empatia,  o  diálogo,  a  resolução  de  conflitos  e  a  cooperação,  fazendo-se  respeitar  e
       promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade
       de  indivíduos  e  de  grupos  sociais,  seus  saberes,  identidades,  culturas  e  potencialidades,  sem
       preconceitos de qualquer natureza.
       10.  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
       determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
       e solidários.

       EIXOS  ESTRUTURANTES  DOS  ITINERÁRIOS  FORMATIVOS:  investigação  científica,  processos
       criativos, mediação e intervenção sociocultural.

       CONTEÚDOS CONCEITUAIS
       - Gêneros estudados: dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
       - Gêneros visitados: gêneros de circulação social.
       - Dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
       - Eixos fundamentais de Linguagens no ENEM e nos vestibulares.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13