Page 8 - Previsão 2ª serie E.M. - 3º Tri
P. 8
DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA AMÁBILE BIANCA
Alunos da 2ª série do Ensino Médio
Estou muito orgulhosa de vocês! Atentos e sempre prontos para aprender, mesmo que o
conteúdo seja bastante desafiador. Em produção textual, daremos continuidade ao estudo da
dissertação para o vestibular. Além disso, continuaremos a estudar o período simples.
Espero que neste trimestre possamos trabalhar da mesma forma que nos dois trimestres
anteriores, pois é muito prazeroso ser professora de vocês. Tenho certeza de que cresceremos muito
nesta reta final do ano.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural
e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar
e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas.
4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras),
corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos
que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender
ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade
de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica, processos
criativos, mediação e intervenção sociocultural.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gêneros estudados: dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
- Gêneros visitados: gêneros de circulação social.
- Dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
- Eixos fundamentais de Linguagens no ENEM e nos vestibulares.