Page 9 - Previsão 2ª serie E.M. - 3º Tri
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- O ENEM e os cinco eixos cognitivos.
       - Estrutura geral do texto dissertativo.
       - Estratégias de escrita e de reescrita para a dissertação.
       - Estrutura do gênero dissertativo – introdução.
       - Estrutura do gênero dissertativo – desenvolvimento.
       - Estrutura do gênero dissertativo – conclusão.
       - O período simples: termos essenciais, complementares e acessórios.
       - Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
       - Oralidade: clareza, organização e objetividade.

       CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
       (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de
       produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de
       vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
       possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes
       situações.
       (EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
       considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente
       elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
       progressão  temática,  e  organizando  informações,  tendo  em  vista  as  condições  de  produção  e  as
       relações    lógico-discursivas    envolvidas     (causa/efeito    ou    consequência;      tese/argumentos;
       problema/solução; definição/exemplos etc.).
       (EM13LP04) Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e
       conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo
       uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.
       (EM13LP05)  Analisar,  em  textos  argumentativos,  os  posicionamentos  assumidos,  os  movimentos
       argumentativos (sustentação, refutação/ contra argumentação e negociação) e os argumentos utilizados
       para  sustentá-los,  para  avaliar  sua  força  e  eficácia,  e  posicionar-se  criticamente  diante  da  questão
       discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
       (EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de
       determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre
       outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.
       (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador
       frente  àquilo  que  é  dito:  uso  de  diferentes  modalidades  (epistêmica,  deôntica  e  apreciativa)  e  de
       diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos
       verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações
       adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz
       passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses
       elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
       (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes
       da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas,
       os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância
       e  de  regência,  de  modo  a  potencializar  os  processos  de  compreensão  e  produção  de  textos  e  a
       possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
       (EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
       considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a
       ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao
       veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico
       mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a
       esse  contexto  e  ao  uso  do  conhecimento  dos  aspectos  notacionais  (ortografia  padrão,  pontuação
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