Page 9 - Previsão 2ª serie E.M. - 3º Tri
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- O ENEM e os cinco eixos cognitivos.
- Estrutura geral do texto dissertativo.
- Estratégias de escrita e de reescrita para a dissertação.
- Estrutura do gênero dissertativo – introdução.
- Estrutura do gênero dissertativo – desenvolvimento.
- Estrutura do gênero dissertativo – conclusão.
- O período simples: termos essenciais, complementares e acessórios.
- Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
- Oralidade: clareza, organização e objetividade.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de
produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de
vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes
situações.
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente
elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as
relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos;
problema/solução; definição/exemplos etc.).
(EM13LP04) Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e
conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo
uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos
argumentativos (sustentação, refutação/ contra argumentação e negociação) e os argumentos utilizados
para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão
discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de
determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre
outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.
(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador
frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de
diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos
verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações
adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz
passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses
elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
(EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes
da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas,
os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância
e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a
possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a
ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao
veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico
mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a
esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação