Page 17 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
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políticas,  econômicas  e  religiosas  da  Europa.  Politicamente,  foi  a  época  do  desenvolvimento  do  sistema
       feudal. Economicamente, predominava a economia agrária de subsistência, com o trabalho servil e o domínio
       dos  senhores feudais sobre as terras. Religiosamente, a Igreja Católica exerceu enorme influência, sendo a
       principal instituição unificadora e formadora de valores, controlando a educação, os costumes e até a política.
       Longe  de  ser  uma  "idade  das  trevas",  como  foi por muito tempo caracterizada, a Idade Média teve papel
       central na formação da identidade cultural e institucional do Ocidente.
              Os  principais  conceitos  trabalhados  neste  trimestre  serão:  Suserania  e Vassalagem, Teocentrismo e
       Monarquias feudais.



       CONTEÚDO CONCEITUAL

       Capítulos do nosso livro:
       Capítulo 3 – O Ocidente Clássico – Grécia Antiga / Período Helenístico / Roma Antiga. (Conclusão)

       Capítulo 4 – A Idade Médio no Ocidente
       Capítulo 5 – Impérios Orientais


       Habilidades e Competências desse trimestre

       Habilidades Desenvolvidas no Estudo da Idade Média Ocidental:
          1.  Leitura e interpretação de fontes históricas: aprender a analisar documentos, imagens e relatos da
              época, compreendendo contextos, intenções e significados.

          2.  Compreensão de processos históricos: identificar as transformações políticas, econômicas, sociais e
              religiosas  ao  longo  da  Idade  Média,  como  o  surgimento  do  feudalismo,  a  atuação  da  Igreja  e  as
              Cruzadas.

          3.  Estabelecimento de relações entre passado e presente: perceber como instituições medievais, como
              a Igreja ou as universidades, influenciam o mundo contemporâneo.

          4.  Desenvolvimento  do  pensamento  crítico:  questionar  visões  estereotipadas  sobre  a  Idade  Média,
              como a ideia de um “período obscuro”, e reconhecer suas contribuições para a civilização ocidental.

          5.  Capacidade de argumentação histórica: construir argumentos com base em evidências, explicando
              causas e consequências dos fenômenos medievais.

          6.  Análise de estruturas de poder: entender como se organizava o poder na sociedade feudal e como ele
              foi se transformando com o surgimento das monarquias e da burguesia.



       CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

       - Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.

       - Desenvolvimento de argumentação e de síntese.

       - Elaboração qualitativa das tarefas.
       -Leitura e interpretação de imagens.

       - Participação positiva em sala de aula.
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