Page 17 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
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políticas, econômicas e religiosas da Europa. Politicamente, foi a época do desenvolvimento do sistema
feudal. Economicamente, predominava a economia agrária de subsistência, com o trabalho servil e o domínio
dos senhores feudais sobre as terras. Religiosamente, a Igreja Católica exerceu enorme influência, sendo a
principal instituição unificadora e formadora de valores, controlando a educação, os costumes e até a política.
Longe de ser uma "idade das trevas", como foi por muito tempo caracterizada, a Idade Média teve papel
central na formação da identidade cultural e institucional do Ocidente.
Os principais conceitos trabalhados neste trimestre serão: Suserania e Vassalagem, Teocentrismo e
Monarquias feudais.
CONTEÚDO CONCEITUAL
Capítulos do nosso livro:
Capítulo 3 – O Ocidente Clássico – Grécia Antiga / Período Helenístico / Roma Antiga. (Conclusão)
Capítulo 4 – A Idade Médio no Ocidente
Capítulo 5 – Impérios Orientais
Habilidades e Competências desse trimestre
Habilidades Desenvolvidas no Estudo da Idade Média Ocidental:
1. Leitura e interpretação de fontes históricas: aprender a analisar documentos, imagens e relatos da
época, compreendendo contextos, intenções e significados.
2. Compreensão de processos históricos: identificar as transformações políticas, econômicas, sociais e
religiosas ao longo da Idade Média, como o surgimento do feudalismo, a atuação da Igreja e as
Cruzadas.
3. Estabelecimento de relações entre passado e presente: perceber como instituições medievais, como
a Igreja ou as universidades, influenciam o mundo contemporâneo.
4. Desenvolvimento do pensamento crítico: questionar visões estereotipadas sobre a Idade Média,
como a ideia de um “período obscuro”, e reconhecer suas contribuições para a civilização ocidental.
5. Capacidade de argumentação histórica: construir argumentos com base em evidências, explicando
causas e consequências dos fenômenos medievais.
6. Análise de estruturas de poder: entender como se organizava o poder na sociedade feudal e como ele
foi se transformando com o surgimento das monarquias e da burguesia.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
- Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
- Elaboração qualitativa das tarefas.
-Leitura e interpretação de imagens.
- Participação positiva em sala de aula.