Page 11 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 11
Conteúdos procedimentais
1) Registro na forma de resumo, esquema ou síntese, de maneira organizada, tanto no caderno de atividades, na
resolução dos exercícios propostos, como no de teoria e também informações complementares que devem constar
nos apontamentos. Todos os registros devem conter a respectiva data.
2) Realização das atividades propostas, levando em conta a linguagem Matemática e sua representação.
3) Construção de esquemas como facilitador do entendimento de conteúdos estudados.
4) Utilização de estratégias de validação de resultados.
5) Utilização de um caderno de Teoria que será adotado durante os três anos do E.M.
6) Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
7) Construção de tabelas.
Avaliação
Serão feitas duas avaliações com valores de 6 (seis) e 12 (doze) pontos, sendo a primeira de múltipla escolha e a
segunda, dissertativa.
A avaliação também se pautará nas Atividades diversificadas e observações sistematizadas, que incluem todo o
processo de aprendizagem do aluno, como tarefas, participação, trabalhos, autoavaliação e demais atividades
realizadas no trimestre, como o trabalho de Matemática Financeira.
Organização da ADOS (Atividades diversificadas e observações sistematizadas)
SAP 3 pontos
Tarefas 3 pontos
Simulado 2 pontos
Postura 3 pontos
Autoavaliação 1 ponto
Ótimo trimestre!
Humanas
No trimestre que se inicia, daremos continuidade aos estudos de Progressão Aritmética, iniciaremos
Progressão Geométrica e na sequência daremos início ao trabalho com Matemática Financeira, retomando e
aprofundando o estudo de porcentagem buscando sobretudo, interpretar criticamente situações econômicas
cotidianas, que envolvem a variação de grandezas, além aplicar conceitos matemáticos como instrumentos de
auxílio na tomada de decisão em situações reais de vida do cidadão comum, com a investigação de diferentes taxas
de juros aplicadas no mercado como as de cartões de crédito, cheque especial e poupança, dentre outros.
Na turma de Humanas, faremos um trabalho individual em que os alunos farão uma simulação de
financiamento em diferentes instituições financeiras, em diferentes produtos com tipos de prazos distintos,
construindo tabela e cálculos de cada situação e fazendo análise crítica de cada uma das situações propostas.
Entretanto, vale destacar que os trabalhos também se voltarão às relações matemáticas entre comparação de Juros
simples e compostos destacando crescimentos e relações lineares e exponenciais, conceitos esses que estão
inseridos nos eixos estruturantes da Investigação Científica e Empreendedorismo segundo indicações da BNCC.
Ainda trataremos dos assuntos destinados ao SAP, com encontros programados e construção coletiva de
atividades propostas, utilizando assim, diferentes linguagens, informações, experiências em diferentes contextos e
desenvolvendo diferentes habilidades.
Neste trimestre serão trabalhados os capítulos 7, 8 (parte 1 do livro) .