Page 8 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8

10)  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e  determinação,
        tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

                                            ITINERÁRIOS FORMATIVOS
                                              EIXOS ESTRUTURANTES
                                       Investigação Científica, Processos Criativos
                                         Mediação e Intervenção Sociocultural

                                          CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

        (EM13LP46)  Compartilhar  sentidos  construídos  na  leitura/escuta  de  textos  literários,  percebendo  diferenças  e
        eventuais  tensões  entre  as  formas  pessoais  e  as  coletivas  de  apreensão  desses  textos, para exercitar o diálogo
        cultural e aguçar a perspectiva crítica.
        Eixo 6

        (EM13LP47)  Participar  de  eventos  (saraus,  competições  orais,  audições,  mostras,  festivais,  feiras  culturais  e
        literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar
        obras  da  própria  autoria  (poemas,  contos  e  suas  variedades,  roteiros  e  microrroteiros,  videominutos,  playlists
        comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu
        tempo.
        Eixos 3 e 6

        (EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira
        e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial
        da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
        Eixos 1 e 6

        (EM13LP49)  Perceber  as  peculiaridades  estruturais  e  estilísticas  de  diferentes  gêneros  literários  (a  apreensão
        pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a
        múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura
        marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela
        literatura.
        Eixos 1 e 6

        (EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários
        de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as
        artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
        Eixo 6
        (EM13LP51)  Selecionar  obras  do  repertório  artístico-literário  contemporâneo  à  disposição  segundo  suas
        predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e
        criticidade no meio cultural.

        (EM13LP52)  Analisar  obras  significativas  das  literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a
        portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da
        composição,  estilo,  aspectos  discursivos)  ou  outros  critérios  relacionados  a  diferentes  matrizes  culturais,
        considerando  o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos
        estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
        Eixos 1 e 2
        (EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções,
        espetáculos  de  teatro  e  dança,  exposições  etc.  (resenhas,  vlogs  e  podcasts  literários  e  artísticos,  playlists
        comentadas, fanzines, e-zines etc.).
        Eixos 1 e 3

        (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de recursos
        textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes
        etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
        Eixo 1
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13