Page 8 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
EIXOS ESTRUTURANTES
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e
eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo
cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e
literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar
obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists
comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu
tempo.
Eixos 3 e 6
(EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira
e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial
da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
Eixos 1 e 6
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão
pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a
múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura
marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela
literatura.
Eixos 1 e 6
(EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários
de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as
artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
Eixo 6
(EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas
predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e
criticidade no meio cultural.
(EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a
portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da
composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais,
considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos
estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
Eixos 1 e 2
(EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções,
espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists
comentadas, fanzines, e-zines etc.).
Eixos 1 e 3
(EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de recursos
textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes
etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
Eixo 1