Page 5 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 5

(EM13LP12)  Analisar  efeitos  de  sentido  decorrentes  de  escolhas  e  formatação  das  imagens
        (enquadramento,  ângulo/vetor,  cor,  brilho,  contraste)  e  de  sua  sequenciação  (disposição  e  transição,
        movimentos  de  câmera,  remix), das performances (movimentos do corpo, gestos, ocupação do espaço
        cênico),  dos  elementos  sonoros  (entonação,  trilha  sonora,  sampleamento  etc.)  e  das  relações  desses
        elementos com o verbal, levando em conta esses efeitos nas produções de imagens e vídeos, para ampliar
        as possibilidades de construção de sentidos e de apreciação.
        (EM13LP14) Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à
        forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade
        linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação,
        ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade
        significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).
        (EM13LP15)  Planejar,  produzir,  revisar,  editar,  reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
        considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
        assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e
        mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral,
        ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao
        uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de
        concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
        (EM13LP22)  Analisar  o  histórico  e  o  discurso  político  de  candidatos  e  de  partidos,  como  também
        propagandas  políticas  e  programas  e propostas de governo, de forma a participar do debate político e
        tomar decisões fundamentadas.
        (EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade, denunciando o
        desrespeito  a  direitos,  organizando  e/ou  participando  de discussões, campanhas e debates, produzindo
        textos reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios
        democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade.
        (EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados
        aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
        (EM13LP29)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,  experimento  científico,
        levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
        resultados,  tendo  em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção, como
        forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e
        dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
        (EM13LP30)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,  experimento  científico,
        levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
        resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como
        forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e
        dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
        (EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos
        de  diferentes  áreas  do  conhecimento,  identificando  sua  organização  tópica  e  a  hierarquização  das
        informações, identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos
        ou superficiais.
        (EM13LP32)  Selecionar,  elaborar  e  utilizar  instrumentos  simples  de  coleta  de  dados  e  informações
        (questionários, enquetes, mapeamentos, opinários) e de tratamento e análise dos conteúdos obtidos, que
        atendam adequadamente a diferentes objetivos de pesquisa.
        (EM13LP33)  Produzir  textos  para  a  divulgação  do  conhecimento  e  de  resultados de levantamentos e
        pesquisas  –  texto  monográfico,  ensaio,  artigo  de  divulgação  científica,  verbete  de  enciclopédia
        (colaborativa  ou  não),  infográfico  (estático  ou  animado),  relato  de  experimento,  relatório,  relatório
        multimidiático  de  campo,  reportagem  científica,  podcast  ou  vlog  científico,  apresentações  orais,
        seminários,  comunicações  em  mesas  redondas,  mapas  dinâmicos  etc.  –,  considerando  o  contexto  de
        produção e utilizando os conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se
        em processos significativos de socialização e divulgação do conhecimento.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10