Page 5 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
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(EM13LP12) Analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas e formatação das imagens
(enquadramento, ângulo/vetor, cor, brilho, contraste) e de sua sequenciação (disposição e transição,
movimentos de câmera, remix), das performances (movimentos do corpo, gestos, ocupação do espaço
cênico), dos elementos sonoros (entonação, trilha sonora, sampleamento etc.) e das relações desses
elementos com o verbal, levando em conta esses efeitos nas produções de imagens e vídeos, para ampliar
as possibilidades de construção de sentidos e de apreciação.
(EM13LP14) Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à
forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade
linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação,
ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade
significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e
mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral,
ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao
uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de
concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP22) Analisar o histórico e o discurso político de candidatos e de partidos, como também
propagandas políticas e programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e
tomar decisões fundamentadas.
(EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade, denunciando o
desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo
textos reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios
democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade.
(EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados
aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção, como
forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e
dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como
forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e
dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos
de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das
informações, identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos
ou superficiais.
(EM13LP32) Selecionar, elaborar e utilizar instrumentos simples de coleta de dados e informações
(questionários, enquetes, mapeamentos, opinários) e de tratamento e análise dos conteúdos obtidos, que
atendam adequadamente a diferentes objetivos de pesquisa.
(EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de levantamentos e
pesquisas – texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia
(colaborativa ou não), infográfico (estático ou animado), relato de experimento, relatório, relatório
multimidiático de campo, reportagem científica, podcast ou vlog científico, apresentações orais,
seminários, comunicações em mesas redondas, mapas dinâmicos etc. –, considerando o contexto de
produção e utilizando os conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se
em processos significativos de socialização e divulgação do conhecimento.