Page 3 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 3
- utilizar tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica,
reflexiva e ética.
DATAS IMPORTANTES
Prova 1 - 20-26/5 Prova 2 - 13-25/6
Simulado oficial do trimestre - 14/8
Simulados optativos aos sábados
Fuvest/Unicamp 17/5
Fuvest/Unicamp 23/8
DISCIPLINA: PORTUGUÊS – ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA AMÁBILE BIANCA
Alunos da 2ª série do Ensino Médio
Mais um trimestre, queridos! Estão prontos para aprofundar nossos conhecimentos? Em
Gramática, vamos concluir o estudo das classes gramaticais, com o objetivo de ir além da revisão:
queremos entender como a morfologia nos ajuda a sermos leitores e escritores mais conscientes e críticos
diante da linguagem e de seus diferentes contextos de uso. Também daremos atenção especial à
interpretação de textos e às habilidades exigidas pelo ENEM. Em Produção Textual, seguiremos com a
prática da dissertação, focando também nos modelos da Unicamp e da USP. Teremos bastante trabalho
pela frente — que seja um trimestre produtivo e cheio de aprendizados! Vamos lá, galerinha!
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras),
corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos
que levem ao entendimento mútuo.
Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que
levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e
autoria na vida pessoal e coletiva.
Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer
protagonismo de autoria.
7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em direitos
humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas.