Page 3 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 3

- utilizar tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica,
        reflexiva e ética.

                                              DATAS IMPORTANTES

                                 Prova 1  -  20-26/5                         Prova 2  -  13-25/6

                                        Simulado oficial do trimestre  -   14/8

                                          Simulados optativos aos sábados
                                                Fuvest/Unicamp 17/5
                                                Fuvest/Unicamp 23/8

        DISCIPLINA: PORTUGUÊS – ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
        PROFESSORA AMÁBILE BIANCA

                   Alunos da 2ª série do Ensino Médio

               Mais  um  trimestre,  queridos!  Estão  prontos  para  aprofundar  nossos  conhecimentos?  Em
        Gramática,  vamos  concluir  o  estudo  das  classes  gramaticais,  com  o  objetivo  de  ir  além  da  revisão:
        queremos entender como a morfologia nos ajuda a sermos leitores e escritores mais conscientes e críticos
        diante  da  linguagem  e  de  seus  diferentes  contextos  de  uso.  Também  daremos  atenção  especial  à
        interpretação de textos e às habilidades exigidas pelo ENEM. Em Produção Textual, seguiremos com a
        prática da dissertação, focando também nos modelos da Unicamp e da USP. Teremos bastante trabalho
        pela frente — que seja um trimestre produtivo e cheio de aprendizados! Vamos lá, galerinha!

        COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

        1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
        digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
        sociedade justa, democrática e inclusiva.
        Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
        4.  Utilizar  conhecimentos  das  linguagens  verbal  (oral  e  escrita)  e/  ou  verbo-visual  (como  Libras),
        corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar
        informações,  experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos
        que levem ao entendimento mútuo.
        Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que
        levem ao entendimento mútuo.
        5.  Compreender,  utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de  informação  e  comunicação  de  forma  crítica,
        significativa,  reflexiva  e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
        acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e
        autoria na vida pessoal e coletiva.
        Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer
        protagonismo de autoria.
        7.  Argumentação  —  Argumentar  com  base  em  fatos,  dados  e  informações  confiáveis,  para formular,
        negociar  e  defender  ideias,  pontos  de  vista  e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
        humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
        posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
        Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em direitos
        humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
        8.  Autoconhecimento  e  Autocuidado  —  Conhecer-se,  apreciar-se  e  cuidar  de  sua  saúde  física  e
        emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
        autocrítica e capacidade para lidar com elas.
   1   2   3   4   5   6   7   8