Page 4 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 4

Objetivo:  Cuidar  da  saúde  física  e  emocional,  reconhecendo  suas  emoções  e  a  dos  outros,  com
        autocrítica e capacidade para lidar com elas.
        9.  Empatia  e  Cooperação  —  Exercitar  a  empatia,  o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
        fazendo-se  respeitar  e  promovendo  o  respeito  ao  outro  e  aos  direitos  humanos,  com  acolhimento  e
        valorização  da  diversidade  de  indivíduos  e  de  grupos  sociais,  seus  saberes,  identidades,  culturas  e
        potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
        Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
        valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
        10.  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
        determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
        solidários.
        Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.

        EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica, processos
        criativos, mediação e intervenção sociocultural.

        CONTEÚDOS CONCEITUAIS
        -  Gêneros  estudados:  carta,  abaixo-assinado,  discurso  político  e projeto acadêmico (SAP), dissertação
        para concurso/vestibular.
         - Gêneros visitados: gêneros da esfera jornalística, acadêmica e digital.
         - Procedimentos de leitura e escrita.
        - Morfologia: verbos, advérbios, preposição, conjunção e interjeição.

        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
        (EM13LP01)  Relacionar  o  texto,  tanto  na  produção  como  na  leitura/  escuta,  com  suas  condições  de
        produção  e  seu  contexto  sócio-histórico  de  circulação  (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de
        vista  e  perspectivas,  papel  social  do  autor,  época,  gênero  do  discurso  etc.),  de  forma  a  ampliar  as
        possibilidades  de  construção  de  sentidos  e  de  análise  crítica  e produzir textos adequados a diferentes
        situações.
        (EM13LP02)  Estabelecer  relações  entre  as  partes  do  texto,  tanto na produção como na leitura/escuta,
        considerando  a  construção  composicional  e  o  estilo  do  gênero,  usando/reconhecendo  adequadamente
        elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
        progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações
        lógico-discursivas  envolvidas  (causa/efeito  ou  consequência;  tese/argumentos;  problema/solução;
        definição/exemplos etc.).
        (EM13LP05)  Analisar,  em  textos  argumentativos,  os  posicionamentos  assumidos,  os  movimentos
        argumentativos  e  os  argumentos  utilizados  para  sustentá-los,  para  avaliar  sua  força  e  eficácia,  e
        posicionar-se  diante  da  questão  discutida  e/ou  dos  argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos
        linguísticos necessários.
        (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador
        frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes
        recursos  gramaticais  que  operam  como  modalizadores  (verbos  modais,  tempos  e  modos  verbais,
        expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais,
        entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com
        vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos
        produzidos, considerando os contextos de produção.
        (EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e
        utilizá-los  de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
        adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9