Page 4 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
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Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica, processos
criativos, mediação e intervenção sociocultural.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gêneros estudados: carta, abaixo-assinado, discurso político e projeto acadêmico (SAP), dissertação
para concurso/vestibular.
- Gêneros visitados: gêneros da esfera jornalística, acadêmica e digital.
- Procedimentos de leitura e escrita.
- Morfologia: verbos, advérbios, preposição, conjunção e interjeição.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de
produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de
vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes
situações.
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente
elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações
lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução;
definição/exemplos etc.).
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos
argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e
posicionar-se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos
linguísticos necessários.
(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador
frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes
recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais,
expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais,
entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com
vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos
produzidos, considerando os contextos de produção.
(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e
utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.