Page 15 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 15

DISCIPLINA: FÍSICA
        PROFESSORA CAMILA ORTIZ

                Continuaremos a aprender de forma clara e objetiva sobre os conceitos fundamentais da Física e aprimorar seu
        conhecimento nessa fascinante disciplina. Vamos juntos explorar o mundo da Física de maneira descomplicada e
        enriquecedora. Aproveitem cada oportunidade de aprendizado.

        I. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

        - Livro didático físico e digital: Conecte Live - Física - Volume único, Editora Saraiva
        PARTE I
        Unidade 3
        Capítulo 14

        Estática dos Fluídos

            ●  Pressão Hidrostática
            ●  Força Empuxo

        PARTE II
        Unidade 4
        Capítulos 15 – 17

        Energia térmica

            ●  Termologia
            ●  Calorimetria
            ●  Termodinâmica: Máquinas térmicas

        Competências e habilidades

            ●  Reconhecer e saber utilizar corretamente símbolos, códigos e nomenclaturas de grandezas da Física;
            ●  Conhecer  as unidades e as relações entre as unidades de uma mesma grandeza física para traduzi-las e
               utilizá-las adequadamente;
            ●  Interpretar  e  elaborar  modelos simplificados de determinadas situações, a partir dos quais seja possível
               levantar hipóteses e fazer previsões.


            a.  COMPETÊNCIAS GERAIS:

        - Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
        cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
        sociedade justa, democrática e inclusiva.
        - Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
        ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas,
        elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
        conhecimentos das diferentes áreas.

            b.   EIXOS ESTRUTURANTES:

        - Investigação Científica
        - Processos Criativos

            c.    PROCESSOS METODOLÓGICOS:

            ●  Aulas com explicações de conteúdos e exemplos relacionados ao cotidiano
            ●  Aulas de exercícios do livro físico em sala de aula e de fichas, durante a aula e lição de casa
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20