Page 19 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
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mobilidade  social.  Grandes  latifúndios monopolizavam solos férteis, deixando a maioria da população
        sem acesso à terra para cultivo próprio e dependente dos senhores para sobreviver.

              No  segundo  trimestre  analisaremos  a  Idade  Média  no  Ocidente.  A  Idade  Média foi um período
        fundamental  para  a  formação  da  civilização  ocidental,  marcada  por  transformações  profundas  nas
        estruturas políticas, econômicas e religiosas da Europa. Politicamente, foi a época do desenvolvimento do
        sistema feudal. Economicamente, predominava a economia agrária de subsistência, com o trabalho servil
        e  o  domínio  dos  senhores  feudais  sobre  as  terras.  Religiosamente,  a  Igreja  Católica  exerceu  enorme
        influência, sendo a principal instituição unificadora e formadora de valores, controlando a educação, os
        costumes e até a política. Longe de ser uma "idade das trevas", como foi por muito tempo caracterizada, a
        Idade Média teve papel central na formação da identidade cultural e institucional do Ocidente.

               Os principais conceitos trabalhados neste trimestre serão: Suserania e Vassalagem, Teocentrismo e
        Monarquias feudais.


        CONTEÚDO CONCEITUAL

        Capítulos do nosso livro:
        Capítulo 3 – Finalizando o Ocidente Clássico – Grécia Antiga / Período Helenístico / Roma Antiga

        Capítulo 4 – A Idade Médio no Ocidente
        Capítulo 5 – Impérios Orientais

        Capítulo 6 – A Baixa Idade Média


         Habilidades e Competências desse trimestre

            1.  Leitura e interpretação de fontes históricas: aprender a analisar documentos, imagens e relatos da
               época, compreendendo contextos, intenções e significados.
            2.  Compreensão de processos históricos: identificar as transformações políticas, econômicas, sociais
               e religiosas ao longo da Idade Média, como o surgimento do feudalismo, a atuação da Igreja e as
               Cruzadas.
            3.  Estabelecimento  de  relações  entre  passado  e  presente:  perceber  como  instituições  medievais,
               como a Igreja ou as universidades, influenciam o mundo contemporâneo.
            4.  Desenvolvimento  do pensamento crítico: questionar visões estereotipadas sobre a Idade Média,
               como  a  ideia  de  um  “período  obscuro”,  e  reconhecer  suas  contribuições  para  a  civilização
               ocidental.
            5.  Capacidade de argumentação histórica: construir argumentos com base em evidências, explicando
               causas e consequências dos fenômenos medievais.
            6.  Análise de estruturas de poder: entender como se organizava o poder na sociedade feudal e como
               ele foi se transformando com o surgimento das monarquias e da burguesia.



        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS


        - Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.

        - Desenvolvimento de argumentação e de síntese.

        - Elaboração qualitativa das tarefas.
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