Page 19 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
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mobilidade social. Grandes latifúndios monopolizavam solos férteis, deixando a maioria da população
sem acesso à terra para cultivo próprio e dependente dos senhores para sobreviver.
No segundo trimestre analisaremos a Idade Média no Ocidente. A Idade Média foi um período
fundamental para a formação da civilização ocidental, marcada por transformações profundas nas
estruturas políticas, econômicas e religiosas da Europa. Politicamente, foi a época do desenvolvimento do
sistema feudal. Economicamente, predominava a economia agrária de subsistência, com o trabalho servil
e o domínio dos senhores feudais sobre as terras. Religiosamente, a Igreja Católica exerceu enorme
influência, sendo a principal instituição unificadora e formadora de valores, controlando a educação, os
costumes e até a política. Longe de ser uma "idade das trevas", como foi por muito tempo caracterizada, a
Idade Média teve papel central na formação da identidade cultural e institucional do Ocidente.
Os principais conceitos trabalhados neste trimestre serão: Suserania e Vassalagem, Teocentrismo e
Monarquias feudais.
CONTEÚDO CONCEITUAL
Capítulos do nosso livro:
Capítulo 3 – Finalizando o Ocidente Clássico – Grécia Antiga / Período Helenístico / Roma Antiga
Capítulo 4 – A Idade Médio no Ocidente
Capítulo 5 – Impérios Orientais
Capítulo 6 – A Baixa Idade Média
Habilidades e Competências desse trimestre
1. Leitura e interpretação de fontes históricas: aprender a analisar documentos, imagens e relatos da
época, compreendendo contextos, intenções e significados.
2. Compreensão de processos históricos: identificar as transformações políticas, econômicas, sociais
e religiosas ao longo da Idade Média, como o surgimento do feudalismo, a atuação da Igreja e as
Cruzadas.
3. Estabelecimento de relações entre passado e presente: perceber como instituições medievais,
como a Igreja ou as universidades, influenciam o mundo contemporâneo.
4. Desenvolvimento do pensamento crítico: questionar visões estereotipadas sobre a Idade Média,
como a ideia de um “período obscuro”, e reconhecer suas contribuições para a civilização
ocidental.
5. Capacidade de argumentação histórica: construir argumentos com base em evidências, explicando
causas e consequências dos fenômenos medievais.
6. Análise de estruturas de poder: entender como se organizava o poder na sociedade feudal e como
ele foi se transformando com o surgimento das monarquias e da burguesia.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
- Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
- Elaboração qualitativa das tarefas.