Page 35 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 35
- Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.
- Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos, geográficos, econômicos, sociais e
culturais, ambientais e culturais.
- Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento, classe social, diversidade etc.).
- Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos,
econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos de dados e informações de diversas
naturezas ( expressões, artísticas, textos filosóficos e sociológico, documentos históricos, geográficos,
gráficos, mapas, tabelas, tradições orais).