Page 10 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 10
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
1) Modernismo português (Geração de 1915): Fernando Pessoa e a obra “Mensagem”.
2) Modernismo brasileiro (Geração de 1930): Carlos Drummond de Andrade e a obra “Alguma poesia”;
Cecília Meireles e o poema “Romanceiro da Inconfidência”.
3) Modernismo brasileiro (Geração de 1945): João Guimarães Rosa e a novela “Campo Geral”.
Leitura principal
“Campo Geral” (João Guimarães Rosa).
Modernismo (Geração de 1945).
Fuvest 2023-2024.
Poemas de cada uma das 3 partes do livro “Mensagem” (Fernando Pessoa).
Modernismo (Geração de Orpheu, 1915).
Fuvest 2023-2024.
Poemas do livro “Alguma poesia” (Carlos Drummond de Andrade).
Modernismo (Geração de 1930).
Fuvest 2023-2024.
Trechos mais significativos do romance “Dois irmãos” (Milton Hatoum).
Modernismo.
Fuvest 2023-2024.
Revisão do romance “Quincas Borba” (Machado de Assis).
Realismo.
Fuvest 2023-2024.
Revisão do conto “Nós matamos o cão tinhoso!” (Luís Bernardo Honwana).
Modernismo.
Fuvest 2023-2024.