Page 6 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 6
3. Outros elementos da postura adequada em sala
Respeite o professor e os colegas. Seja cuidadoso e polido no trato com estas pessoas.
Evite conversas paralelas, mesmo que seja sobre o assunto da aula. Em caso de dúvidas, anote
para perguntá-las ao professor, assim que possível.
Não faça brincadeiras inadequadas.
Não atrapalhe o bom andamento da aula e o ambiente de aprendizagem coletiva.
4. Anotações de aula/caderno
O professor iniciará a aula, registrando na lousa, o tema a ser trabalhado e a data. Anote estas
informações e dê destaque a elas em seu caderno (Cor diferente e espaçamento).
Sempre anote o que o professor registra na lousa e, além disso, as complemente com anotações
pessoais, ao longo da aula, ou em casa. Se achar necessário, refaça e reorganize as suas anotações.
Não confie apenas em sua memória, o caderno organizado e completo é a sua principal ferramenta
para estudo. Ainda assim, este não deve ser a sua única fonte de estudo. Utilize também fichas,
livros e outros materiais.
Lembre-se que você consultará seu caderno na realização de diversas atividades escolares, inclusive
em algumas atividades avaliativas.
O professor pode solicitar seu caderno a qualquer momento para avaliar seus registros e auxiliar
em seu aprendizado.
Exercitem formas diferentes de registro, experimente novas formas de esquema e de mapas
mentais, descubra aquela que funciona melhor para seu aprendizado.
Visto que as anotações são fundamentais para seu aprendizado, os professores não permitirão que
os alunos gravem as aulas ou fotografem a lousa.
5. Pontualidade nas atividades. Tarefas completas/incompletas.
Realização de tarefas e/ou atividades, em casa – As atividades para casa possuem objetivos
diferentes (sondagem, aplicação de conteúdos, uso de procedimentos, dentre outros). Por esse motivo
devem ser realizadas pelo aluno, regular e pontualmente.
Todo o trabalho escolar é planejado com antecedência e disponibilizado em Previsão, em classe e na
agenda. Portanto, é dever do aluno e do grupo de trabalho planejar-se. Anote na agenda escolar,
consulte a agenda afixada na sala e crie lembretes para a realização destas tarefas e trabalhos.
Em caso de atraso em tarefas ou trabalhos, haverá desconto de 50% no valor máximo da
atividade e o prazo máximo para entrega atrasada é de uma semana, salvo em caso de faltas
justificadas e comunicadas/documentadas pelos pais à orientação.
Existem tarefas e atividades que são específicas para serem utilizadas em determinada aula. Por
exemplo, se o professor pediu uma notícia para ser discutida naquela aula, não faz sentido recebê-la
depois e, nesse caso, será considerado tarefa não feita, não sendo recebida atrasada.