Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 8

Alunos da 3ª série do Ensino Médio

                 Foram três anos de muita aprendizagem: é um prazer acompanhar vocês nesta jornada. O
        Ensino Médio está no fim. Vamos aproveitar para aprimorar as habilidades que proporcionarão a vocês
        terminarem o Ensino Médio com competências necessárias para ingressar em uma ótima universidade
        e para prosseguir a vida fora da escola pautados nos valores franciscanos que visam à formação de
        um cidadão integral, consciente e capaz de mudar positivamente a realidade em que vive.

        CONTEÚDOS CONCEITUAIS

        - Dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
        - Revisão do gênero carta.
        - A Unicamp: multiplicidade de gêneros e os diferentes tipos textuais (exposição, descrição, narração,
        argumentação e injunção).
        - Orações subordinadas.
        - Funções do se.
        - Funções do que.
        - Concordância nominal.
        - Concordância verbal.
        - Regência nominal.
        - Regência verbal.
        - Funções da linguagem.
        - Figuras de linguagem.
        - Variação linguística.
        - Pontuação.
        - Simulação de debate, entrevista e arguição.
        - Oralidade: clareza, organização e objetividade.

        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

        -  Compreender  e  usar  a  Língua  Portuguesa  como  língua  materna,  geradora  de  significação  e
        integradora da organização do mundo e da própria identidade.
        - Compreender e usar adequadamente a norma padrão da Língua Portuguesa para a produção de
        textos de diferentes gêneros.
        - Compreender a proposta de produção textual e aplicar conceitos de diversas áreas de conhecimento
        para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do gênero pedido.
        - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.
        - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção textual.
        -  Elaborar  propostas  de  intervenção  para  a  problemática  abordada  que  respeitem  os  Direitos
        Humanos.
        - Elaborar textos de autoria.
        -  Reconhecer  o  conceito  e  a  função  da  análise  sintática  para  compreender  e  produzir  textos  de
        diferentes esferas discursivas.
        - Reconhecer a norma padrão em seus diferentes usos.
        - Reconhecer a importância do desenvolvimento da oralidade para o exercício da cidadania.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13