Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
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Alunos da 3ª série do Ensino Médio
Foram três anos de muita aprendizagem: é um prazer acompanhar vocês nesta jornada. O
Ensino Médio está no fim. Vamos aproveitar para aprimorar as habilidades que proporcionarão a vocês
terminarem o Ensino Médio com competências necessárias para ingressar em uma ótima universidade
e para prosseguir a vida fora da escola pautados nos valores franciscanos que visam à formação de
um cidadão integral, consciente e capaz de mudar positivamente a realidade em que vive.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
- Revisão do gênero carta.
- A Unicamp: multiplicidade de gêneros e os diferentes tipos textuais (exposição, descrição, narração,
argumentação e injunção).
- Orações subordinadas.
- Funções do se.
- Funções do que.
- Concordância nominal.
- Concordância verbal.
- Regência nominal.
- Regência verbal.
- Funções da linguagem.
- Figuras de linguagem.
- Variação linguística.
- Pontuação.
- Simulação de debate, entrevista e arguição.
- Oralidade: clareza, organização e objetividade.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e
integradora da organização do mundo e da própria identidade.
- Compreender e usar adequadamente a norma padrão da Língua Portuguesa para a produção de
textos de diferentes gêneros.
- Compreender a proposta de produção textual e aplicar conceitos de diversas áreas de conhecimento
para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do gênero pedido.
- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção textual.
- Elaborar propostas de intervenção para a problemática abordada que respeitem os Direitos
Humanos.
- Elaborar textos de autoria.
- Reconhecer o conceito e a função da análise sintática para compreender e produzir textos de
diferentes esferas discursivas.
- Reconhecer a norma padrão em seus diferentes usos.
- Reconhecer a importância do desenvolvimento da oralidade para o exercício da cidadania.