Page 28 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 28

manteve.
                 Além  das  danças  urbanas criadas em grupos, teremos a nossa quadrilha na festa junina, muito
        dançada em várias regiões do Brasil, por influência das danças de salão da Europa.

                    Vivenciaremos também os jogos, a ginástica e os esportes.
                 Lembrem-se:
              A  participação  e  o  envolvimento  serão  fundamentais  para  que  as  atividades  sejam  prazerosas  e
        divertidas, para isso, será imprescindível a dedicação, organização e compromisso de vocês.
                Teremos também neste trimestre a viagem ao estudo do meio: Rio de Janeiro.
              Estudaremos  e  reconheceremos  a  cultura  da região, sua origem e dominância colonizadora, seus
        aspectos físicos e geográficos, como localização predominante das diferentes classes socioeconômicas,
        como elas se distribuem em moradias, pontos turísticos e o que gera a economia local.

        Conteúdos Conceituais
        - Expressão corporal – Dança das várias regiões do Brasil
        - Esportes: Basquete e Futsal
        - Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados criados pela classe.
        - Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
        - Ginástica localizada

        Conteúdos Procedimentais
        - Experimentar e fruir danças e os vários ritmos, identificando seus elementos constitutivos.
         - Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.
         - Desenvolver o gosto pela expressão corporal através da criatividade.
        -  Aprender  com  os  movimentos  dos  seus  pares,  entendendo  as  diversas  maneiras,  individualidades  e
        singularidades, desenvolvendo a alteridade em relação ao outro.
          -  Vivenciar  através  da  expressão  corporal  uma  melhora  da  conscientização  do  seu  corpo  e  de  seus
        movimentos.
        - Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de invasão, valorizando o
        trabalho coletivo e o protagonista.
         - Praticar um ou mais esportes de invasão, usando habilidades técnico-táticas básicas.
          -  Formular  e  utilizar  estratégias  para  solucionar  os  desafios  técnicos  e táticos, tanto nos esportes de
        invasão, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
          -  Fruir,  na  escola,  jogos  não  convencionais,  valorizando  e  respeitando  os  sentidos  e  significados
        atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
         - Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços
        das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
          -  Construir,  coletivamente,  procedimentos  e  normas  de convívio e   respeito mútuo, que viabilizem a
        participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
          -  Fruir  um  ou  mais  programas  de  exercícios  físicos,  identificando  as  exigências  corporais  desses
        diferentes  programas  e  reconhecendo  a  importância  de  uma  prática  individualizada,  adequada  às
        características e necessidades de cada sujeito.
         - Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma
        como  são  apresentados  nos  diferentes  meios  (científico,  midiático  etc.),  em  relação  à  alimentação
        saudável.
          -  Relacionar  as  diversas  linguagens  corporais  com  a  arte  e  a  cultura,  valorizando  e  respeitando  as
        diversas manifestações culturais.
         - Experimentar e fruir danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
         - Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.
         - Desenvolver o gosto pela expressão corporal, através da criatividade.
          -  Vivenciar  através  da  expressão  corporal  uma  melhora  da  conscientização  do  seu  corpo  e  de  seus
        movimentos.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33