Page 28 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 28
manteve.
Além das danças urbanas criadas em grupos, teremos a nossa quadrilha na festa junina, muito
dançada em várias regiões do Brasil, por influência das danças de salão da Europa.
Vivenciaremos também os jogos, a ginástica e os esportes.
Lembrem-se:
A participação e o envolvimento serão fundamentais para que as atividades sejam prazerosas e
divertidas, para isso, será imprescindível a dedicação, organização e compromisso de vocês.
Teremos também neste trimestre a viagem ao estudo do meio: Rio de Janeiro.
Estudaremos e reconheceremos a cultura da região, sua origem e dominância colonizadora, seus
aspectos físicos e geográficos, como localização predominante das diferentes classes socioeconômicas,
como elas se distribuem em moradias, pontos turísticos e o que gera a economia local.
Conteúdos Conceituais
- Expressão corporal – Dança das várias regiões do Brasil
- Esportes: Basquete e Futsal
- Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados criados pela classe.
- Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
- Ginástica localizada
Conteúdos Procedimentais
- Experimentar e fruir danças e os vários ritmos, identificando seus elementos constitutivos.
- Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.
- Desenvolver o gosto pela expressão corporal através da criatividade.
- Aprender com os movimentos dos seus pares, entendendo as diversas maneiras, individualidades e
singularidades, desenvolvendo a alteridade em relação ao outro.
- Vivenciar através da expressão corporal uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
movimentos.
- Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de invasão, valorizando o
trabalho coletivo e o protagonista.
- Praticar um ou mais esportes de invasão, usando habilidades técnico-táticas básicas.
- Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de
invasão, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
- Fruir, na escola, jogos não convencionais, valorizando e respeitando os sentidos e significados
atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
- Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços
das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses
diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às
características e necessidades de cada sujeito.
- Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma
como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.), em relação à alimentação
saudável.
- Relacionar as diversas linguagens corporais com a arte e a cultura, valorizando e respeitando as
diversas manifestações culturais.
- Experimentar e fruir danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
- Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.
- Desenvolver o gosto pela expressão corporal, através da criatividade.
- Vivenciar através da expressão corporal uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
movimentos.