Page 29 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
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COMPETÊNCIAS
        1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional,
        nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a
        compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
        Reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos,
        democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.

        HABILIDADES
        (EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
        vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos,
        econômicos, sociais, ambientais e culturais.
        (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas,
        sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução,
        modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
        (EM13CHS501) Compreender e analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, identificando
        processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a autonomia e o poder
        de decisão (vontade).

        CONTEÚDOS CONCEITUAIS

        Moral cristã
            ●  atos por dever
            ●  livre-arbítrio

        Nietzsche
            ●  moral dos escravos e moral dos senhores
            ●  vontade de potência

        Existencialismo
            ●  Sartre, responsabilidade e angústia
            ●  Beauvoir e o segundo sexo

        OBJETIVO:
        Compreender três maneiras distintas de pensar a ética, a saber: a concepção de dever e a relação entre dever,
        fé e razão estabelecida pelo pensamento cristão; a crítica ao dever e à moral de valores pré-estabelecidos pela
        razão e a valorização dos desejos e paixões em Nietzsche; por fim, a concepção de ética existencialista que
        rompe tanto com a concepção de deveres pré-estabelecidos como de um sentido ontológico do ser humano e
        da vida, da vida e da ação.

        Capítulos previstos para estudo no trimestre: capítulos 26 e 28.

        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
            ●  Leitura e interpretação de textos.
            ●  Desenvolvimento de resumos, mapas mentais e fichamentos.
            ●  Participação e contribuição com a aula.
            ●  Participação em debates
            ●  Participação em atividades em grupo

        AVALIAÇÃO
        1. PROVAS
        ●  Prova objetiva: 6 pontos
        ●  Prova dissertativa: 12 pontos
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