Page 29 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
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COMPETÊNCIAS
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional,
nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a
compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
Reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos,
democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
HABILIDADES
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos,
econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas,
sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução,
modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS501) Compreender e analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, identificando
processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a autonomia e o poder
de decisão (vontade).
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Moral cristã
● atos por dever
● livre-arbítrio
Nietzsche
● moral dos escravos e moral dos senhores
● vontade de potência
Existencialismo
● Sartre, responsabilidade e angústia
● Beauvoir e o segundo sexo
OBJETIVO:
Compreender três maneiras distintas de pensar a ética, a saber: a concepção de dever e a relação entre dever,
fé e razão estabelecida pelo pensamento cristão; a crítica ao dever e à moral de valores pré-estabelecidos pela
razão e a valorização dos desejos e paixões em Nietzsche; por fim, a concepção de ética existencialista que
rompe tanto com a concepção de deveres pré-estabelecidos como de um sentido ontológico do ser humano e
da vida, da vida e da ação.
Capítulos previstos para estudo no trimestre: capítulos 26 e 28.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
● Leitura e interpretação de textos.
● Desenvolvimento de resumos, mapas mentais e fichamentos.
● Participação e contribuição com a aula.
● Participação em debates
● Participação em atividades em grupo
AVALIAÇÃO
1. PROVAS
● Prova objetiva: 6 pontos
● Prova dissertativa: 12 pontos