Page 15 - Previsão Pré ll - 3º Tri
P. 15
Nesse sentido, tal projeto visa relacionar parlendas, trava-línguas,
adivinhas e dobraduras para encantar e despertar o interesse dos alunos,
além de contribuir, significativamente, para o desenvolvimento da atenção,
coordenação visual e auditiva e psicomotora, quesitos essenciais para o
desenvolvimento cognitivo no processo ensino/aprendizagem.
CORPO, GESTOS E
MOVIMENTOS
Este campo visa ampliar o universo de experiências, conhecimentos e
habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas
aprendizagens, atuando de maneira a explorar as possibilidades de gestos
e movimentos do corpo de cada um. O campo também valoriza as
brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o
cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou
teatrais.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Movimentos amplos, livres e dirigidos (saltar, andar, correr, engatinhar e
rolar).
• Caminhar de lado, de frente e de costas.
• Habilidades manuais e motoras.
• Brincadeiras e jogos livres e dirigidos (dançar, fazer mímicas, estalar
com a língua, assoprar, assoviar, entre outros).
• Atividades artísticas.
• Expressão de sentimentos, sensações e emoções.
• Corpo humano.
• Coordenação psicomotora.
• Orientação no espaço.