Educação Infantil

Fonte
Proposta Pedagógica (ouça o texto)

A entrada na escola é um momento muito especial na vida da criança e da família. O acolhimento, a alegria de estar na escola, o prazer de aprender e descobrir fazem parte do trabalho desenvolvido a partir dos anos iniciais da Educação Infantil.

A socialização também é um dos aspectos importantes a serem desenvolvidos nesta fase em que a criança começa a construir as primeiras relações de troca com os colegas, ampliando as relações interpessoais e desenvolvendo o sentimento de pertencimento a um grupo. Nestes primeiros anos, iniciamos a aprendizagem socioemocional, experimentando e vivenciando valores como escuta, empatia, reconhecimento do outro, solidariedade, partilha, respeito e cooperação.

Nesta primeira etapa da educação básica, as interações e brincadeiras estão presentes em todos os momentos e espaços, permitindo assim que a criança possa ter garantido o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

As atividades e projetos desenvolvidos estão baseados nos Campos de Experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), numa concepção de criança como ser que observa, levanta hipóteses, pergunta, investiga, elabora saberes, assimila valores e que está o tempo todo investigando e pensando sobre o mundo que a cerca.

A foto mostra crianças da Educação Infantil usando formas geométricas.
A foto mostra crianças da Educação Infantil  com pranchetas em pesquisa.

Conforme a Deliberação do CEE nº 166/2019, assim como a Indicação do CEE nº 173/2019, ambas publicadas em 5/02/2019 no D.O.E, Seção I, páginas 24 e 25, a data de corte para ingresso é ter completado a idade do respectivo ano/série, até 31 de março, sendo para matrícula de crianças aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade, respectivamente, na etapa da Pré-Escola da Educação Infantil e no Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.

Organizada em dois anos, a Educação Infantil atende crianças a partir de quatro anos. A Educação Infantil tem como objetivos:

- ampliar as relações intra e interpessoais;
- vivenciar os conceitos de tempo, espaço, causalidade, transformação e trabalho;
- desenvolver as habilidades necessárias à aquisição da leitura e da escrita;
- desenvolver a capacidade comunicativa em diferentes códigos, além de formas pessoais e criativas de expressão;
- desenvolver a observação, a interpretação e a compreensão de fatos e fenômenos da realidade;
- vivenciar situações que favoreçam a autonomia, o  respeito, a cooperação, a partilha, a responsabilidade e a solidariedade.

Sistema de Avaliação no Regimento

CAPÍTULO III - Do Sistema de Avaliação da Aprendizagem

Art.54º - A avaliação da aprendizagem, em cada trimestre e no final deles, tem como objetivo identificar o desenvolvimento e aprendizado do aluno quanto aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, possibilitando o acompanhamento, o redimensionamento do trabalho docente e as intervenções necessárias ao processo de ensino-aprendizagem.


SEÇÃO I - Da Avaliação no Curso de Educação Infantil

Art.55º - A Avaliação na Educação Infantil será feita por meio de observações contínuas e sistemáticas e terá como objetivos o acompanhamento do trabalho pedagógico e do desenvolvimento das crianças. Será expressa por meio de  relatórios descritivos trimestrais que permitam às famílias o conhecimento dos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.


Matriz Curricular

Em termos qualitativos e quantitativos, nossa matriz curricular amplia as exigências legais quanto à carga horária e às disciplinas, de acordo com a nossa preocupação na formação de sujeitos ativos, questionadores, sensíveis e transformadores da realidade de seu tempo. Nesse sentido, a grade curricular apresenta uma flexibilidade e uma abrangência que traduzem nossa intenção de instrumentalizar os educandos a acompanhar as constantes exigências do mundo contemporâneo.

Para enriquecimento das propostas educativas planejadas no Currículo, são desenvolvidas atividades na horta, na cozinha dos alunos, no parque, nas quadras, no auditório, na oficina de Artes, nos laboratórios de Ciências e de Informática, na biblioteca, utilizando-se do acervo convencional ou da Internet.

As atividades fora do ambiente escolar são desenvolvidas, sistematicamente, pelos alunos, por meio de saídas educacionais, estudos do meio...
Assim, buscamos uma formação integral do aluno, para que ele consiga fazer uma leitura adequada do mundo e possa, de modo positivo, transformá-lo.

Jogos Educativos para a Educação Infantil

Os links abaixo conduzem a atividades e sites de jogos educativos on-line destinado às crianças em idade escolar para que, com o apoio e conhecimento dos pais, possam usar a internet como ferramenta lúdica, tanto para diversão, quanto para aprendizado e refino de habilidades motoras.

Jogos e atividades interativas para a Educação Infantil

 

Comunicados
Atividades Pedagógicas

Projetos das Feiras Culturais - EI




Projetos das Feiras Culturais - F ll



Feira Cultural 2019

Livro com textos produzidos pelos alunos do 6º ano, a partir das vivências no Estudo do meio de Itu e região.
Redação, digitação, edição e diagramação: alunos e professoras do 6º ano 2019

Feira Cultural 2019

Revista produzida pelos alunos do 7º ano, a partir das vivências do Estudo do meio de Ubatuba e Paraty.
Redação, digitação, edição e diagramação: alunos e professoras do 7º ano 2019

NARRATIVAS DIGITAIS

As narrativas digitais são resultado de um trabalho desenvolvido nas aulas de Português (Diego) e Informática (Ana Claudia). Tratam de contos psicológicos em que o fato principal está relacionado às lembranças, sentimentos e emoções vividas pelos autores, os alunos, durante o Estudo do Meio em São Sebastião e Ubatuba (maio/2017). Ilustração: aquarelas feitas nas aulas de Artes (Prof. Melina).
Feira Cultural 2017

PODCASTS

O áudio conto é resultado de produção textual e uso de tecnologias interativas. Todo trabalho é autônomo e criação dos alunos. É o Santa Clara aliando novas tecnologias à educação! Divirta-se!
Feira Cultural 2016

Curtas produzidos pelos alunos, do 6º ano, para a Feira Cultural de 2016

Roteiro, produção, edição e narração a partir do Estudo do meio de Itu e região

 

Feira Cultural 2016

Curtas produzidos pelos alunos, do 7º ano, para a Feira Cultural de 2016

Roteiro, produção, edição e narração a partir do Estudo do meio de Ubatuba e Paraty

 

 

Projetos de anos anteriores

Tema Descrição Disciplina(s) Ano/Tur Professor(es) Ano
2015
Aprendizagem além dos muros: Um estudo do meio - por grupos Diversas 7os anos Diversos 2015
Diários 7º A - 7º B - 7º C - 7º D Diários de Viagem das turmas Diversas 7os anos Todos 2015
Ubatuba e Paraty - criação dos alunos Diversas 7os anos Todos 2015
 
2014
Trânsito Consciente Pesquisa: comunidade escolar Diversas 6os anos Diversos 2014
Diário de Viagem dos alunos Visita a Ubatuba e Paraty Diversas 7os anos Diversos 2014
 
2011
Jubileu de Ouro do Santa Clara Trabalhos dos alunos do 7º ano Interdisciplinar A,B,C e D Diversos 2011

 
 
 
 
           
Lista de Material e Livros

Os locais de compra são de livre escolha dos pais. A lista de cada ano / série disponível poderá ser impressa a partir do arquivo pdf. Favor conferir sempre as listas de material e livros de cada ano / série e nível, aqui no site do Colégio. (Atualize página de site ou pdf clicando F5 ou Ctrl+Shift+R, bom limpar o histórico de navegação)