Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

Fonte
Proposta Pedagógica (ouça o texto)

Os estudantes de 6 a 10 anos estão inseridos no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, que contempla cinco anos letivos, do primeiro ao quinto ano. Nesse período do desenvolvimento, as crianças consolidam aprendizagens anteriores e agregam novas a partir de experiências e vivências cuidadosamente planejadas pela equipe docente. Aqui, no Colégio Santa Clara, acreditamos que aprender é conhecer o significado. Nessa perspectiva as aulas são planejadas considerando a interatividade do estudante, para que ele compreenda seu protagonismo na fascinante jornada da aprendizagem.

A aprendizagem no âmbito escolar não se destina ao ensino somente dos conteúdos conceituais. Atitude frente à aprendizagem, postura de trabalho, respeito, valores, convívio, empatia dentre outros, são alguns dos conteúdos procedimentais e atitudinais imprescindíveis para a educação voltada à cidadania e presentes na proposta pedagógica do Colégio Santa Clara.

Assim sendo, as aulas não acontecem somente nas salas de aula. Todos os ambientes do Colégio são espaços de aprendizagem que oferecem inúmeras possibilidades de conhecer o mundo de forma significativa.

Conforme a Deliberação CEE nº 166/2019, assim como a Indicação CEE nº 173/2019, ambas publicadas em 5/02/2019 no D.O.E, Seção I, páginas 24 e 25, a data de corte para ingresso é ter completado a idade do respectivo ano/série, até 31 de março, sendo para matrícula de crianças aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade, respectivamente, na etapa da Pré-Escola da Educação Infantil e no Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.

Com duração de cinco anos, o Ensino Fundamental l tem como objetivos possibilitar ao aluno:

- entender o conhecimento como valor historicamente construído e permanentemente transformado;
- expressar-se oralmente com clareza, organização e coerência;
- retomar conhecimentos já elaborados, acionando as diversas memórias, a fim de selecionar informações para aplicação em diferentes situações;
- possibilitar a interação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais – dando-lhes significação e atualidade;

A foto mostra crianças estudando com material dourado.

- desenvolver habilidades e competências quanto à oralidade,  leitura, escrita e cálculo;
- usar diferentes linguagens como meio para expressar-se e usufruir as produções culturais, atendendo às diferentes intenções e situações de comunicação;
- ampliar as capacidades de reflexão, organização de ideias, formulação de hipóteses e estabelecimento de relações, permitindo que esses conhecimentos incentivem ações transformadoras da realidade social e ambiental do mundo contemporâneo;
- ler criticamente a realidade de seu tempo, compreendendo o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade, para que possa agir/interagir como sujeito de mudança, assumindo seu papel de cidadão;
- construir e fortalecer as relações de solidariedade e partilha, como agente transformador de seu meio;
- vivenciar valores universais, como justiça, verdade, solidariedade, responsabilidade social e política, cidadania, fraternidade, compromisso com o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Sistema de Avaliação no Regimento

CAPÍTULO III - Do Sistema de Avaliação da Aprendizagem

Art.54º - A avaliação da aprendizagem, em cada trimestre e no final deles, tem como objetivo identificar o desenvolvimento e aprendizado do aluno quanto aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, possibilitando o acompanhamento, o redimensionamento do trabalho docente e as intervenções necessárias ao processo de ensino-aprendizagem.

SEÇÃO II - Da Avaliação da aprendizagem nos Cursos de Ensino Fundamental e Médio

Art.56º - A avaliação da aprendizagem será contínua e cumulativa e buscará equacionar a relevância dos aspectos qualitativos/quantitativos, ao longo do período escolar, no aprendizado dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Art.57º - Quanto à composição, expressão e resultados da avaliação da aprendizagem:
 § 1º - No primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental, o aluno será avaliado por meio de observações contínuas e sistematizadas, expressas pelos relatórios descritivos.

 § 2º - A partir do 3º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio:
I - Os resultados da avaliação da aprendizagem serão expressos pelo sistema de pontos cumulativos nos três trimestres e pelos pontos da Prova Anual.
II - Será 100 (cem) o número de pontos cumulativos que o aluno poderá atingir durante os três trimestres, distribuídos da seguinte forma:
        - 1º trimestre: 30 pontos
        - 2º trimestre: 30 pontos
        - 3º trimestre: 40 pontos
III- O total de pontos de cada trimestre será composto por: 60% de Prova e 40% de Atividades diversificadas e observações sistematizadas (ADOS). A nota do aluno no trimestre será o resultado da soma dos pontos referentes às Provas e às ADOS´s.

§3º - As Atividades diversificadas e as observações sistematizadas (ADOS) visam avaliar o desenvolvimento de habilidades e competências do aluno ao longo do trimestre e, para isso, utilizarão diferentes instrumentos de avaliação.
I - Os diferentes instrumentos e critérios de avaliação serão especificados nos Planos de Trabalho.

§4º - Será dispensado da Prova Anual o aluno que obtiver 70% ou mais na soma dos três trimestres, desde que no 3º trimestre o aluno tenha pontuação mínima de 70%


CAPÍTULO IV - Do Sistema de Promoção

Art.58º - A avaliação dos alunos de Educação Infantil e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental será mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento deles frente aos objetivos propostos para o ano.
Parágrafo único - O prosseguimento de estudos dos alunos de Educação Infantil e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I se dará de forma contínua, em consonância com a legislação vigente, cabendo à escola sinalizar às famílias o desenvolvimento do aluno frente às aprendizagens fundamentais propostas para o ano.

Art.59º - Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o aluno deverá possuir a frequência mínima de 75% para ser aprovado.

Art.60º - O Total Anual (TA) de cada Componente Curricular, definido como o somatório dos pontos obtidos nos três trimestres, e os resultados trimestrais, serão os parâmetros para definir a aprovação do aluno sem a Prova Anual(PA).
I- Terá aprovação, sem a Prova Anual, o aluno com aproveitamento mínimo de 70% no Total Anual e no 3º trimestre.
II- Deverá realizar a Prova Anual o aluno que obtiver nota inferior a 70% na soma dos três trimestres ou aquele que, mesmo obtendo nota superior a 70% na soma dos três trimestres, obtiver nota inferior a 70% no 3º trimestre.
III - A Prova Anual terá o valor de 100 pontos e versará sobre os conteúdos trabalhados ao longo do ano.

Art.61º - Será considerado aprovado, após a Prova Anual, o aluno:
I- com Total Anual igual ou superior a 50% e inferior a 70% e que obtiver, no mínimo, 50% na Prova Anual;
II - com Total Anual inferior a 50%, mas que obtiver 50% ou mais no Resultado Anual(RA), sendo este resultante da média aritmética entre o Total Anual(TA) e a Prova Anual(PA). RA = [(TA+PA)/ 2].
III - com Total Anual superior a 70% e menor que 70% no 3º trimestre e que obtiver, no mínimo, 50% na Prova Anual.

Art.62º - Será considerado retido, após a Prova Anual, o aluno que, em duas ou mais disciplinas:
I- obtiver nota inferior a 50% na Prova Anual, independentemente de seu Resultado Anual;
II - obtiver Resultado Anual inferior a 50%. RA = [(TA+PA)/2].

Art.63º -  Nos Conselhos finais do ano letivo, realizados após o 3º trimestre e após a Prova Anual,  serão considerados, além dos resultados quantitativos, o desempenho qualitativo do aluno nas Atividades Diversificadas e Observações Sistematizadas (ADOS) e a participação e o desempenho dele durante as recuperações paralelas e simultâneas.


CAPÍTULO V - Do Sistema de Recuperação

Art.64º - A Recuperação da Aprendizagem, oferecida pela Escola, dar-se-á nas seguintes formas: Simultânea, Paralela, Suporte Pedagógico, Compensação de aprendizagens e Revisão Anual dos Conteúdos. Estes estudos têm por finalidade oferecer ao aluno uma nova oportunidade de aprendizagem, de modo a promover  o aprendizado dos conhecimentos essenciais e dos objetivos centrais do ano/série.
I - A Recuperação Simultânea ocorrerá concomitantemente ao próprio Processo de Aprendizagem, quando o professor e/ou aluno detectarem dificuldades a serem superadas ao longo dos trimestres/ano. As atividades de recuperação simultânea serão ofertadas presencialmente e/ou com a utilização de plataformas digitais.
II - Os estudos de Recuperação Paralela serão obrigatórios para todos os alunos com resultados trimestrais inferiores a 70% e, também, para outros casos que forem convocados pela escola. Para os demais alunos, a frequência será opcional. A recuperação paralela será realizada ao final do 1º e 2º trimestres.
III - A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, até o Ensino Médio, a Recuperação Paralela será oferecida em períodos e horários específicos, podendo apresentar-se em sistema presencial e/ou remoto, com a utilização de plataformas digitais.
IV - A Recuperação do 3º trimestre (Revisão Anual dos Conteúdos) nela retomará os conteúdos dos três trimestres e estará contemplada na organização didática do deste trimestre. Será oferecida em períodos e horários específicos, podendo apresentar-se em sistema presencial e/ou remoto, com a utilização de plataformas digitais.
V - A recuperação paralela não promoverá a alteração das notas trimestrais dos alunos.
VI - Nos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, a Recuperação Paralela de Língua Portuguesa e Matemática será realizada em horários específicos e a recuperação das demais disciplinas destes anos será realizada por meio de atividades aplicadas aos alunos.
VII - O suporte pedagógico e as atividades compensatórias de aprendizagens serão promovidas para os alunos selecionados pelos orientadores/professores em horários e condições diferenciadas, de forma presencial ou remota.

Art.65º - Nos casos de alunos que necessitem de atendimento diferenciado, amparados em fundamentação legal, serão realizados trabalhos de compensação de aprendizagens, atribuídos durante o ano letivo.

Art.66º - Nos casos de alunos que necessitarem de afastamento escolar justificado pela legislação vigente, serão oferecidos trabalhos de compensação de ausência.

Art.67º - Ao longo do terceiro trimestre, serão ofertados roteiros de estudos com materiais e exercícios a serem realizados pelos alunos selecionados pela orientação/professores.
I -  Os alunos serão selecionados em função dos resultados de avaliação do primeiro e segundo trimestres.
II - Os materiais de estudos e os exercícios a serem realizados serão disponibilizados em plataformas digitais.
III - O envolvimento e a qualidade do trabalho realizado pelo aluno contribuirá, de forma a ser decidida pelo professor, para a composição da nota da Prova Anual.


Matriz Curricular

Em termos qualitativos e quantitativos, nossa matriz curricular amplia as exigências legais quanto à carga horária e às disciplinas, de acordo com a nossa preocupação na formação de sujeitos ativos, questionadores, sensíveis e transformadores da realidade de seu tempo. Nesse sentido, a grade curricular apresenta uma flexibilidade e uma abrangência que traduzem nossa intenção de instrumentalizar os educandos a acompanhar as constantes exigências do mundo contemporâneo.

Para enriquecimento das propostas educativas planejadas no Currículo, são desenvolvidas atividades na horta, na cozinha dos alunos, no parque, nas quadras, no auditório, na oficina de Artes, nos laboratórios de Ciências e de Informática, na biblioteca, utilizando-se do acervo convencional ou da Internet.

As atividades fora do ambiente escolar são desenvolvidas, sistematicamente, pelos alunos, por meio de saídas educacionais, estudos do meio...
Assim, buscamos uma formação integral do aluno, para que ele consiga fazer uma leitura adequada do mundo e possa, de modo positivo, transformá-lo.

Jogos Educativos para o Ensino Fundamental l
Os links abaixo conduzem a atividades e sites de jogos educativos on-line destinado às crianças em idade escolar para que, com o apoio e conhecimento dos pais, possam usar a internet como ferramenta lúdica, tanto para diversão, quanto para aprendizado e refino de habilidades motoras.

Jogos e atividades para o Fundamental l

 

Comunicados

Atividades Pedagógicas

Não há atividades

O Colégio Santa Clara está se preparando para receber nossos novos alunos. Isso mesmo!
Os alunos do Segundo Ano vão conhecê-los em breve! Aguardem!!!!

Generic placeholder image

Não há atividades

O Jabuti e o Teiú

A Galinha Ruiva


Vídeo sobre os Períodos Paleolìtico e Neolìtico

(Para baixar clique nos 3 pontos à direita no vídeo)

Povos Indígenas

(Para baixar clique nos 3 pontos à direita no vídeo)

Portugueses

(Para baixar clique nos 3 pontos à direita no vídeo)

Projetos das Feiras Culturais - EI




Projetos das Feiras Culturais - F ll



Feira Cultural 2019

Livro com textos produzidos pelos alunos do 6º ano, a partir das vivências no Estudo do meio de Itu e região.
Redação, digitação, edição e diagramação: alunos e professoras do 6º ano 2019

Feira Cultural 2019

Revista produzida pelos alunos do 7º ano, a partir das vivências do Estudo do meio de Ubatuba e Paraty.
Redação, digitação, edição e diagramação: alunos e professoras do 7º ano 2019

NARRATIVAS DIGITAIS

As narrativas digitais são resultado de um trabalho desenvolvido nas aulas de Português (Diego) e Informática (Ana Claudia). Tratam de contos psicológicos em que o fato principal está relacionado às lembranças, sentimentos e emoções vividas pelos autores, os alunos, durante o Estudo do Meio em São Sebastião e Ubatuba (maio/2017). Ilustração: aquarelas feitas nas aulas de Artes (Prof. Melina).
Feira Cultural 2017

PODCASTS

O áudio conto é resultado de produção textual e uso de tecnologias interativas. Todo trabalho é autônomo e criação dos alunos. É o Santa Clara aliando novas tecnologias à educação! Divirta-se!
Feira Cultural 2016

Curtas produzidos pelos alunos, do 6º ano, para a Feira Cultural de 2016

Roteiro, produção, edição e narração a partir do Estudo do meio de Itu e região

 

Feira Cultural 2016

Curtas produzidos pelos alunos, do 7º ano, para a Feira Cultural de 2016

Roteiro, produção, edição e narração a partir do Estudo do meio de Ubatuba e Paraty

 

 

Projetos de anos anteriores

Tema Descrição Disciplina(s) Ano/Tur Professor(es) Ano
2015
Aprendizagem além dos muros: Um estudo do meio - por grupos Diversas 7os anos Diversos 2015
Diários 7º A - 7º B - 7º C - 7º D Diários de Viagem das turmas Diversas 7os anos Todos 2015
Ubatuba e Paraty - criação dos alunos Diversas 7os anos Todos 2015
 
2014
Trânsito Consciente Pesquisa: comunidade escolar Diversas 6os anos Diversos 2014
Diário de Viagem dos alunos Visita a Ubatuba e Paraty Diversas 7os anos Diversos 2014
 
2011
Jubileu de Ouro do Santa Clara Trabalhos dos alunos do 7º ano Interdisciplinar A,B,C e D Diversos 2011

 
 
 
 
           
Lista Material e Livros

Os locais de compra são de livre escolha dos pais. A lista de cada ano / série disponível poderá ser impressa a partir do arquivo pdf. Favor conferir sempre as listas de material e livros de cada ano / série e nível, aqui no site do Colégio. (Atualize página de site ou pdf clicando F5 ou Ctrl+Shift+R, bom limpar o histórico de navegação)